Como dar feedback aos alunos

O feedback é a informação sobre o desempenho ou a resposta de um movimento, desempenhando um papel crucial no aprendizado motor. Ele pode ser classificado de diversas maneiras, sendo as principais quanto à sua natureza: extrínseco e intrínseco.

Tipos de Feedback

  • Feedback Extrínseco: Também conhecido como feedback aumentado, é a informação que vem de uma fonte externa ao aprendiz, como comentários do professor, vídeos do jogo, pontuações em ginástica, entre outros.
  • Feedback Intrínseco: É a informação que vem do próprio aprendiz. Esta pode ser obtida através de percepções externas (visão, olfato, tato, audição e paladar – exterocepção) ou percepções internas dos músculos e articulações (propriocepção).

Tipos de Feedback

O feedback pode ser classificado conforme o tipo de informação fornecida:

  • Conhecimento de Resultado (KR): Informação recebida após a ação sobre o resultado do movimento, como o tempo de uma corrida, a nota em uma apresentação de ginástica, um gol realizado, ou uma cesta no basquete.
  • Conhecimento de Desempenho (KP): Informação sobre a qualidade do movimento, como se o movimento foi realizado com fluidez, se o pulso não quebrou no arremesso do basquete, se o ritmo da dança foi mantido com a música, entre outros.

Frequência do Feedback

A frequência com que o feedback é fornecido pode variar:

  • Concomitante: Dado enquanto a ação ocorre.
  • Terminal: Fornecido após o movimento.
  • Resumido: Dado após um número específico de tentativas.
  • Autocontrolado: Quando o aprendiz solicita o feedback.

Funções do Feedback

O feedback é essencial para:

  • Facilitar o alcance das metas.
  • Direcionar o foco de atenção.
  • Sintetizar informações importantes.
  • Controlar períodos de assimilação de informações.
  • Gerenciar a quantidade e a natureza das informações fornecidas.
  • Motivar o aprendiz em direção à meta.

Nos estágios iniciais de aprendizagem, o feedback é mais frequente para corrigir movimentos. Com o tempo, é importante reduzir essas informações para evitar que o aluno se torne dependente do feedback para realizar o movimento corretamente (SCHMIDT; WRISBERG, 2010).

Referência

SCHMIDT, Richard.; WRISBERG, Craig A. Aprendizagem e Performance Motora: uma abordagem da aprendizagem baseada na situação 5. ed. Porto Alegre: Grupo A, 2016

Sobre Nós

A Heyduca apoia alunos e profissionais de Educação Física com materiais teóricos e cursos de metodologia ativa para crescimento profissional.

Categorias

Conteúdos Recentes

Conteúdos Gratuitos

Fique por dentro de nossos
materiais gratuitos.

Entre para nosso Canal no Telegram!

E receba novidades em primeira mão.

A sua plataforma de conhecimentos!

 

© 2024 Heyduca Cursos. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Gesher Digitali