O feedback é a informação sobre o desempenho ou a resposta de um movimento, desempenhando um papel crucial no aprendizado motor. Ele pode ser classificado de diversas maneiras, sendo as principais quanto à sua natureza: extrínseco e intrínseco.
Tipos de Feedback
- Feedback Extrínseco: Também conhecido como feedback aumentado, é a informação que vem de uma fonte externa ao aprendiz, como comentários do professor, vídeos do jogo, pontuações em ginástica, entre outros.
- Feedback Intrínseco: É a informação que vem do próprio aprendiz. Esta pode ser obtida através de percepções externas (visão, olfato, tato, audição e paladar – exterocepção) ou percepções internas dos músculos e articulações (propriocepção).
Tipos de Feedback
O feedback pode ser classificado conforme o tipo de informação fornecida:
- Conhecimento de Resultado (KR): Informação recebida após a ação sobre o resultado do movimento, como o tempo de uma corrida, a nota em uma apresentação de ginástica, um gol realizado, ou uma cesta no basquete.
- Conhecimento de Desempenho (KP): Informação sobre a qualidade do movimento, como se o movimento foi realizado com fluidez, se o pulso não quebrou no arremesso do basquete, se o ritmo da dança foi mantido com a música, entre outros.
Frequência do Feedback
A frequência com que o feedback é fornecido pode variar:
- Concomitante: Dado enquanto a ação ocorre.
- Terminal: Fornecido após o movimento.
- Resumido: Dado após um número específico de tentativas.
- Autocontrolado: Quando o aprendiz solicita o feedback.
Funções do Feedback
O feedback é essencial para:
- Facilitar o alcance das metas.
- Direcionar o foco de atenção.
- Sintetizar informações importantes.
- Controlar períodos de assimilação de informações.
- Gerenciar a quantidade e a natureza das informações fornecidas.
- Motivar o aprendiz em direção à meta.
Nos estágios iniciais de aprendizagem, o feedback é mais frequente para corrigir movimentos. Com o tempo, é importante reduzir essas informações para evitar que o aluno se torne dependente do feedback para realizar o movimento corretamente (SCHMIDT; WRISBERG, 2010).
Referência
SCHMIDT, Richard.; WRISBERG, Craig A. Aprendizagem e Performance Motora: uma abordagem da aprendizagem baseada na situação 5. ed. Porto Alegre: Grupo A, 2016