Desenvolvimento motor: o que pode influenciar

O desenvolvimento humano abrange as mudanças contínuas que ocorrem no funcionamento do corpo ao longo de todo o ciclo da vida (GALLAHUE; OZMUN; GOODWAY, 2013). Essas mudanças podem estar relacionadas a fatores somáticos, biológicos e fisiológicos, sexuais, afetivos, cognitivos e motores. O desenvolvimento motor, especificamente, refere-se às alterações no comportamento motor desde a concepção até a morte, resultantes da interação entre a biologia do indivíduo, as exigências das tarefas motoras e as condições do ambiente de aprendizagem.

O desenvolvimento motor é influenciado por diversos fatores que atuam de forma conjunta ou isolada. Para facilitar a compreensão, vamos dividi-los em fatores relacionados ao indivíduo, ao ambiente e à tarefa.

Fatores do Indivíduo

Direção do desenvolvimento: O desenvolvimento motor ocorre da cabeça para os pés (cefalocaudal) e do centro do corpo para as extremidades (proximodistal). Essa sequência é observada no bebê, desde a estabilização da cabeça, passando pelo pescoço, tronco, braços e pernas. Da mesma forma, a progressão dos movimentos controlados segue essa ordem, com o bebê rolando, sentando-se, engatinhando e caminhando. Acredita-se que essas direções (cefalocaudal e proximodistal) permaneçam em operação ao longo da vida, até o envelhecimento, quando a tendência é ocorrer o processo inverso, com os membros inferiores sendo os primeiros a regredir.

Taxa de crescimento: A taxa de crescimento é um processo universal para todos os indivíduos e relativamente resistente a influências externas. Crianças que estão abaixo da média de crescimento podem alcançar a estatura de outras crianças da mesma idade. No entanto, problemas como alimentação inadequada, baixo peso ao nascer e desequilíbrios hormonais, se não tratados, podem impactar o desenvolvimento motor e cognitivo.

Prontidão: Este conceito refere-se ao momento em que as exigências da tarefa, a biologia do indivíduo e as condições ambientais convergem, permitindo o domínio de uma habilidade. A prontidão depende da maturidade do indivíduo, das oportunidades do ambiente e da sensibilidade do professor em reconhecer quando o aluno está pronto para aprender determinada habilidade. Isso pode ter diversas implicações nas oportunidades de aprendizagem ao longo da vida.

Períodos sensíveis de aprendizagem: Este é o período em que a aquisição de certas habilidades ocorre de maneira mais eficiente e eficaz. Os períodos sensíveis estão ligados à prontidão, ou seja, ocorrem quando a criança está preparada para aprender uma habilidade específica.

Diferenças individuais: Cada pessoa é única e segue seu próprio cronograma de desenvolvimento, influenciado por hereditariedade e fatores ambientais. Existem idades médias para a aquisição de habilidades, que servem apenas como referências aproximadas. No entanto, pode haver variações de seis meses a um ano em relação a essas médias. As diferenças individuais explicam por que algumas pessoas estão prontas para aprender novas habilidades enquanto outras não, refletindo a prontidão.

Fatores do Ambiente

Interação entre pais e filhos: Acredita-se que exista um período sensível prolongado para o estabelecimento de vínculos entre pais e bebês nos primeiros meses de vida. A ausência dessa interação pode afetar tanto o ritmo quanto a extensão do desenvolvimento motor.

Estímulo e privação: Indivíduos que não têm acesso a oportunidades, apoio de pais, familiares e amigos, ou a espaços adequados para práticas motoras, podem ter seu desenvolvimento motor, envolvimento com o exercício, esportes e composição corporal negativamente afetados. Outro fator importante é o tempo excessivo gasto em atividades sedentárias e a falta de participação em atividades físicas moderadas a vigorosas, além de poucas experiências em ambientes como escola, casa e comunidade (DUARTE et al., 2022). Com o aumento do uso da internet e recursos eletrônicos, crianças têm menos tempo para práticas motoras, o que pode prejudicar o desenvolvimento motor (YUAN et al., 2024). Assim, indivíduos mais estimulados têm maiores chances de apresentar melhor desempenho motor comparado a aqueles com pouca estimulação.

Fatores da Tarefa

Nível de aptidão física: A interação entre genética, nutrição e atividade física define os limites máximos e mínimos do que se pode esperar em termos de aptidão física. A aptidão física pode ser dividida em aptidão relacionada à saúde e ao desempenho ou esporte. A aptidão relacionada à saúde inclui força, resistência muscular, resistência aeróbica, flexibilidade e composição corporal. O grau de cada um desses fatores pode influenciar o potencial de desempenho em tarefas motoras. Por exemplo, para sacar uma bola no voleibol, a criança precisa de um nível de força adequado.

Aptidão física relacionada ao desempenho (ou ao esporte): Inclui todos os componentes relacionados à saúde, além de velocidade, agilidade, equilíbrio, coordenação e potência, que são necessários para tarefas esportivas.

Biomecânica: A realização de tarefas motoras envolve o uso de mecânicas eficientes, aprendidas com a prática. Por exemplo, o equilíbrio, que envolve a capacidade de balancear as forças aplicadas ao corpo em diferentes posições, e a força, que pode ser aplicada ao corpo ou objetos ou recebida pelo corpo ou objetos.

Todos esses fatores interagem entre si e podem influenciar positiva ou negativamente o desenvolvimento motor ao longo da vida.

Referência:

GALLAHUE, David; OZMUN, John; GOODWAY, Jacqueline. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. Porto Alegre: AMGH, 2013

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